› Home  › Notícias  › Notícia

Obrigatoriedade do uso do cinto de segurança em BH começou com Lei de Ronaldo Gontijo

22/07/1995

No dia 1º de outubro de 2009, Belo Horizonte completou 14 anos com o uso do cinto de segurança nas ruas da Capital. O projeto de autoria do Vereador Ronaldo Gontijo, surgiu em 1994, após ter sido constatado que a maioria das mortes e lesões graves em decorrência de acidentes de trânsito se dava pela falta do uso do cinto de segurança.

 

A lei do cinto de segurança foi uma das atitudes mais corajosas de Ronaldo Gontijo. Quando apresentou o projeto de lei obrigando o uso do cinto de segurança em nossa cidade, ele recebeu diversas críticas. Alguns diziam que o “cinto amarrotava a roupa”. Outros falavam que o “cinto incomodava”. Mas a verdade é que Ronaldo teve a paciência necessária para esclarecer e comprovar que o uso do cinto servia apenas e tão somente para uma coisa: salvar vidas.

E a luta de Ronaldo valeu a pena. Em 1995 o povo de Belo Horizonte começou a usar o cinto de segurança, após a aprovação da Lei de Ronaldo Gontijo. Em pouco tempo, os motoristas e passageiros se adaptaram à nova realidade e as estatísticas começaram a provar que o número de vítimas em acidentes de trânsito em Belo Horizonte estava em processo de redução drástica. Pouca gente percebeu a visão de futuro de Ronaldo, que teve a iniciativa de trazer para Belo Horizonte o que todo o país adotaria anos mais tarde com o Código Brasileiro de Transito. O mais importante de tudo isso é que milhares de vidas foram salvas pelo cinto de segurança.

Texto da Lei

 

 

 

 

Gabinete: Av. dos Andradas, 3100 - Sala A-301 - Santa Efigênia-BH Telefone: (31) 3555-1178. E-mail: ronaldogontijovereador@gmail.com